São Cristõvão

Descrição: G:\4. Documentos\Jornal_Festa\Dolores e Chico.jpg     A primeira festa de São Cristóvão realizada na comunidade do Santuário do Divino Espírito Santo ocorreu no dia 15 de outubro de 1978, depois que o sr. Manoel Teixeira, proprietário da empresa de ônibus Expresso Camobi Ltda. (EXCAL) doou à Capela uma imagem de São Cristóvão para que ali fosse colocada, com a finalidade de abençoar e proteger os motoristas que passam pela rodovia em frete ao Santuário, rodovia esta que sempre foi cenário de trágicos acidentes.

Pela iniciativa do sr. Manoel e da diretoria da então capela, na época tendo como presidente o sr. Ângelo Monfardini, foi iniciada a procissão com bênção dos veículos.

Anualmente muitos motoristas se reúnem em frente à Igreja Matriz de Camobi para acompanhar a procissão e receber a bênção em frente ao Santuário. No ano 2011, mais de 1.200 veículos entre carros, caminhões, ônibus e motos participaram. Em 16 de dezembro de 2013, passou a integrar o caendário Oficial de Eventos do Município, por meio da Lei Municipal 5.822/2013, da autoria do Exmo. Vereador Admar Pozzobom.

ORAÇÃO:

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregava nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito maligno. São Cristóvão, rogai por nós!