Devoção

 

A devoção ao Divino Espírito Santo em Camobi teve início no ano de 1930. O casal Antônio Gonçalves do Amaral e Victória Colpo do Amaral

havia se unido em matrimônio no dia 20/09/1930 e possuía em suas terras um capitel com o ícone da Santíssima Trindade. Recorriam a este capitel para buscar força nos momentos de dificuldade.

Neste mesmo ano, no dia 03/10/1930 iniciara-se a revolução e Antônio havia sido convocado. Partiu, deixando Victória vivendo momentos de angústia e incerteza. Mas ela não desanimava e acreditava que Antônio voltaria vivo. Nesta esperança, prometeu construir uma capela. Antônio voltou vivo e são, e Victória cumpriu sua promessa. 

            Tempos depois, Victória encontra-se em grave enfermidade, sendo até desenganada pelos médicos. Então, foi a vez de Antônio: prometeu que, se a esposa fosse curada, construiria uma capela maior, para que ali fosse um lugar de graças. Seu pedido foi atendido e em 

20/05/1945 é inaugurada a Capela do Espírito Santo, fruto de sua fé.

            A comunidade de Camobi decide, juntamente com Antônio e Victória, ampliar a capela, pois o espaço já não era suficiente para todos os que lá freqüentavam, e no dia 21/05/1961 é inaugurada a nova Capela do Divino Espírito Santo, nas terras doadas por Antônio e Victória. Antônio falece em 16/08/1975, mas Victória permanece forte e vê a transformação da capela em Santuário. Victória faleceu em 18 de maio de 2007 (dia em que iniciava a novena preparatória ao 7º aniversário do Santuário), aos 96 anos de vida.