O Santuário

Na Igreja do Divino ou Igreja dos Amaral, como é mais conhecido o lugar, eram celebradas missas uma vez por mês, devido a disponibilidade dos sacerdotes na época. Mais tarde passaram a ser celebradas missas duas vezes por mês. No ano de 1999, o então bispo diocesano Dom José Ivo Lorscheiter (1927-2007) manifesta o desejo de instituir ali, na pequena capela, um santuário diocesano. No ano 2000, para comemorar o jubileu do nascimento de Jesus, o bispo institui, em 11 de junho, o Santuário Diocesano do Divino Espírito Santo. A partir de 2002, passou a residir na comunidade o Cônego Abel Villalba, sacerdote espanhol aposentado do Clero Arquidiocesano de Porto Alegre, e se disponibilizou a atender a comunidade. E assim o fez durante 11 anos, enquanto sua saúde lhe permitiu. Depois, foi residir junto á localidade de Ribeirão, no município de São João do Polêsine.

No ano de 2014, o Santuário passou por um amplo processo de restauração e revitalização, contemplando mais especificamente as questões estruturais, elétricas e decorativas. A cobertura de telha foi substituída por "aluzinco", com isolamento térmico e acústico. O forro foi substituído por MDF com estrutura em metal. Foram instalados vitrais a partir de doações da comunidade e os mesmos possuem a moldura externa revestida por gesso com figuras decorativas. As sancas também foram revestidas por gesso com figuras de uva.

No arco sobre a entrada do presbitério foi aplicado gesso em figuras de trigo. A iluminação foi concebida de forma a contemplar o espírito de recolhimento e meditação. Foram instaladas portas que atendem à legislação de segurança e combate à incêndio.

O sistema de sonorização foi readequado à realidade do Santuário. O piso antigo em mosaico foi substituído por cerâmico. O altar antigo em madeira foi substituído por mármore, bem como a credência, o ambão, a sédia e as cadeiras auxiliares. O Tabernáculo com o Ícone do Espírito Santo, obra da artista plástica Tecla Hoppe foi restaurado e reposicionado, ficando à direita do altar. A Imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt, entronizada em 2004 foi revitalizada e colocada à direita na entrada do Santuário.

O quadro da Santíssima Trindade, presente desde os primórdios da comunidade também foi restaurado. Teve sua reinauguração em 27/09/2014, durante cerimônia presidida por Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria.