UMA VIDA DEDICADA AO ANÚNCIO

17-10-2015 00:00

Faleceu dia 16/10/2015 o Cônego Abel Villalba (Pe. Abel), aos 92 anos de vida, sendo 70 deles dedicados ao sacerdócio. Padre Abel era acometido, desde a juventude, por um problema pulmonar. Nos últimos meses, começaram a se manifestar os sinais do mal de Alzheimer. Foram várias internações no Hospital de São João do Polêsine, cidade onde decidiu morar.

O corpo foi velado no necrotério de Ribeirão, distrito de São João do Polêsine, sendo transladado para a Igreja São Pedro, onde foi celebrada a Missa de corpo presente, presidida por Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria e concelebrada pelos padres Valentin Pizzolatto, Vigário Paroquial de Vale Vêneto, Padre Ruben Dotto, Vigário Geral da Arquidiocese de Santa Maria e Padre Tarcísio Rech, Diretor da Casa de Repouso dos padres idosos da Arquidiocese de Porto Alegre, de onde o Padre Abel veio após mais de 50 anos de trabalho sacerdotal. Logo após, o corpo foi sepultado no Cemitério de Ribeirão. Em sua homilia, dom Hélio ressaltou a dedicação do Padre Abel ao sacerdócio. Padre Tarcísio agradeceu, em nome da Arquidiocese de Porto Alegre e de seu Arcebispo, dom Jaime Spengler, à família Benetti, especialmente a Dolores, pelo cuidado e dedicação que empregou durante todo o tempo em que trabalhou e cuidou do Padre Abel.

BIOGRAFIA

Cônego Abel Villalba nasceu em 24/08/1923, na cidade de Burgos, na Espanha. Aos 10 anos entrou para o Carmelo de Calahorra. Antes de receber a ordem sacerdotal, foi recrutado para combater nas trincheiras da 2ª Guerra Mundial. Com autorização especial da Santa Sé, ordenou-se sacerdote aos 22 anos no dia de seu aniversário. Tinha outros dois irmãos sacerdotes, um atuava na China (Mássimo) e outro nas Filipinas (Agapito). Foi transferido para a América do Sul, atuando como missionário na Argentina e no Brasil. Foi incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre, tendo ficado por 38 anos à frente da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, e foi o responsável pela construção da nova Igreja Paroquial. Construiu também a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além de salões e casas paroquiais e salas de catequese.

Sempre foi muito conhecido pela sua fervorosa devoção à Virgem Maria. Aos 75 anos renunciou ao múnus sacerdotal, como determina o Código de Direito Canônico, passando a residir na localidade de Ribeirão, em São João do Polêsine, celebrando os sacramentos junto à Capela São Pedro, durante quatro anos.

Em 2002, passou a residir no bairro Camobi, em Santa Maria e, a convite de Dom José Ivo Lorscheiter, bispo diocesano, passou a atender o Santuário do Divino Espírito Santo, onde presidiu a eucaristia e ministrou o sacramento da penitência durante 11 anos. Em 2013, sua saúde começou dar mais sinais de fragilidade; voltou, então, a residir em Ribeirão, onde recebia tratamento junto ao Hospital Roberto Binatto. Os sinais do mal de Alzheimer foram tornando-se cada vez mais evidentes, prejudicando os movimentos e a capacidade cognitiva.

Fora acometido por uma infecção respiratória e urinária, que tornou seu quadro cada vez mais delicado. Faleceu às 06h40min, no Hospital Roberto Binatto, em São João do Polêsine, aos 92 anos.