PALOTINOS SE REÚNEM E INICIAM AS COMEMORAÇÕES DOS 130 ANOS DE MISSÃO NO BRASIL

10-01-2016 21:45

Do dia 02 e 06 de janeiro, no distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, berço dos Palotinos no Brasil, ocorreu mais uma Assembleia Provincial dos Padres e Irmãos Palotinos da Província Nossa Senhora Conquistadora, com sacerdotes, irmãos e missionários que atuam no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazônia e em Moçambique.

Entre os momentos marcantes estão a consagração perpétua dos jovens Eusébio Gastão Mauaie, oriundo da missão em Moçambique, e Wellington Carvalho de Macedo, de Campo Grande (MS) e a Santa Missa presidida pelos neossacerdotes, Pe. Leandro Aparecido Ramos e Pe. Marcio Sistherenn.

Os Palotinos chegaram ao Brasil no dia 24 de julho de 1886 e após 130 anos de atuação contam com a organização de duas Províncias e uma Delegação. A Província Nossa Senhora Conquistadora, com sede em Santa Maria (RS), a Província São Paulo Apóstolo, com sede em São Paulo, e a Delegação Mãe da Misericórdia, com sede no Rio de Janeiro (RJ). Atuam no apostolado paroquial, educação, comunicação e missão Ad gente.

De acordo com o Provincial, Pe. Edgar Ertl, o encontro é um momento forte para “deixar o Espírito Santo conduzir as reflexões, plenárias e conclusões para melhor servirmos a Igreja”, concluiu.

Também foram definidas, como ocorre após cada encontro anual, as novas funções a serem assumidas a partir do ano de 2016, como os novos párocos. Para a área da Arquidiocese de Santa Maria foram as seguintes nomeações:

1. Paróquia Nossa Senhora da Glória – Santa Maria/RS

Pe. Augusto Martins de Barros e Pe. Albino Puntel.

2. Paróquia Nossa Senhora das Dores – Santa Maria/RS

Pe. Mário César do Amaral, Pe. Francisco Luiz Bianchin  e Pe. Arnaldo Giuliani.

3. Paróquia Santo Antônio – Santa Maria/RS

Pe. Zalmiro Francisco D. Figueiró, Pe. Sérgio Lasta e Ir. Jânio Fernandes de Lima.

4. Paróquia São José – Dona Francisca/RS

Pe. Luiz Carlos da Costa Leite e Pe. Nereu Borin.

5. Paróquia Corpo de Deus – Vale Vêneto/RS

Pe. Lino Baggio e Pe. Danilo Pedro Cerezer.

6. Paróquia São Roque – Faxinal do Soturno/RS

Pe. Roque José Groth e Pe. Jerônimo Brixner.

7. Paróquia São João Batista – São João do Polêsine/RS

Pe. Aristeu Vitório Pivetta.

8. Sede Provincial – Santa Maria/RS

Pe. Clesio Facco, Pe. Alexsandro Miola e Pe. Edgar Xavier Ertl.

9. Casa de Retiros – Santa Maria/RS

Pe. João Baptista Quaini e  Pe. Vitor Pasa.

10. Colégio Máximo Palotino – Santa Maria/RS

Pe. Egidio Valentin Trevisan, Pe. Erno Aloísio Schlindwein, Pe. Mercio José Cauduro, Pe. Ângelo Lôndero e Pe. Mariano Pinasco.

11. Comunidade Pe. Caetano Pagliuca

Pe. Ronaldo Kuhnen, Pe. Vanderlei Luis Cargnin, Pe. Antônio Dalla Costa, Pe. Bonfilho Mânfio, Pe. Claudino Magro, Pe. Dorli Signor, Pe. Dorvalino Dotta, Pe. Duvilio Antonini, Pe. Eugênio Pozzobon, Pe. Lauro Trevisan, Pe. Nelsi Zamberlan, Pe. Nélis Soncini, Pe. Pedro Luiz Trevisan Pe. Oswaldo Rafael Cremonese e Pe. Vicente Pillon.

A íntegra das nomeações e transferencias pode ser conferida  CLICANDO AQUI .

* com informações de Imprensa Católica. Vide https://www.imprensacatolica.com.br/noticias/regional-sul-3/palotinos-refletem-sobre-a-misericordia-ao-celebrar-130-anos-de-atuacao-no-brasil